As doenças crônicas são a maior causa de morte em todo o mundo.
Já segundo o Ministério da Saúde, 57,4 milhões de brasileiros convivem com pelo menos uma dessas doenças e, entre as mais prevalentes estão: a hipertensão, problemas pulmonares, diabetes, doenças reumáticas, depressão e asma.
Com sintomas silenciosos ou que podem aparecer de forma permanente ou esporádica, as doenças crônicas comprometem a qualidade de vida, por isso precisam de tratamento adequado a partir de seu diagnóstico.
Veja 6 fatos importantes sobre essas doenças:
1 – ESTILO DE VIDA
É um dos principais desenvolvedores das crônicas não transmissíveis, como: tabagismo, uso de drogas, abuso do álcool, obesidade, uso indiscriminado de medicamentos.
2 – SÍNDROMES CARDÍACAS E PULMONARES
3 – MULHERES
As enfermidades crônicas atingem em maior número o sexo feminino.
4 – ISENÇÃO DE IMPOSTOS
Algumas doenças crônicas permitem a isenção do Imposto de Renda, rendimentos relativos à aposentadoria, pensão ou reforma.
5 – ATIVIDADE FÍSICA
Exercícios físicos regulares são capazes de agir na prevenção e tratamento das doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar.
6 - OBESIDADE
É uma doença crônica que vai além do excesso de peso. Aumenta o risco de várias doenças, afeta as relações pessoais e profissionais e pode estar associada ao surgimento de alguns tipos de câncer.