A infecção pelo vírus do HPV provoca alterações nas células que podem ser reconhecidas pelo microscópio no exame de citologia.
Esse fato é muito importante porque essas lesões são precursoras do câncer de colo uterino e são conhecidas como NIC - Neoplasias Intraepiteliais Cervicais, que estão divididas em 3 graus:
NIC I
- Representa lesão com comportamento benigno e em geral não requer tratamento, pois regride espontaneamente na maioria das vezes.
NIC II
- Considerada de gravidade intermediária, em adolescentes tem comportamento benigno com altas taxas de regressão. Já na mulher, em geral a partir dos 24 anos, requer tratamento que pode ser por destruição (cauterização ou vaporização) ou retirada (excisão).
NIC III
- É a real lesão precursora do câncer e sempre requer tratamento por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de recidiva.
No câncer de colo uterino ocorre o aparecimento de lesões com destruição ou formação de tumor, que tem como extensão direta a vagina, paramétrios (tecidos ao redor do colo), bexiga e reto.