Entre em Contato :

(44) 3056-5090

(44)9 9809-6750

|

CONTROLE DE QUALIDADE

Blog

Tipos de Biópsia

Imagem de Tipos de Biópsia

A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma amostra de tecido vivo para análise citopatológica e que serve para avaliar a presença ou mesmo a gravidade de uma doença.

 

No caso da biópsia oncológica, pode avaliar e também diagnosticar diferentes tipos de tumor, por exemplo. É o primeiro passo para se iniciar um tratamento.

 

Conheça os principais tipos de biópsias, as quais são indicadas de acordo com a localização e tipo de lesão:

 

EXCISIONAL

Remoção do tecido suspeito em sua totalidade por meio de cirurgia. É utilizada geralmente para lesões circunscritas e de acesso mais fácil, como linfonodos nas axilas ou virilhas.

 

INCISIONAL

Remove apenas um fragmento do tumor.

 

ENDOSCÓPICA

Com o auxílio de um endoscópio, são retirados pedaços da lesão com uma pinça cirúrgica. Esse tipo de biópsia é mais utilizado para lesões do estômago, cólon e pulmão. É um procedimento rápido e indolor.

 

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF)

É direcionada à investigação de pacientes com massas. A técnica consiste na retirada de pequena porção do tecido suspeito com o uso de uma agulha fina que o aspira.

 

AGULHA GROSSA (CORE)

A agulha é mais grossa e acoplada numa espécie de pistola especial orientada por ultrassom. Esse exame é realizado em órgãos como mamas, fígado, próstata ou rins.

 

ASSISTIDA A VÁCUO

Utiliza-se agulhas mais grossas que a CORE e é específica para exames de tecidos suspeitos da mama. É feito por sucção a vácuo.

 

 AGULHA GUIADA POR IMAGEM (ULTRASSOM OU TOMOGRAFIA)

Uma agulha fina ou CORE retira fragmentos de tecidos de locais de difícil acesso.

 

ASPIRAÇÃO E BIÓPSIA DE MEDULA ÓSSEA (MIELOGRAMA)

São procedimentos usados para colher e avaliar a medula óssea, que tem uma parte líquida e outra sólida. Na parte líquida é feita uma aspiração e na parte sólida utiliza-se uma agulha especial para coleta da amostra.