Entre em Contato :

(44) 3056-5090

(44)9 9809-6750

|

CONTROLE DE QUALIDADE

Blog

Tuberculose

Imagem de Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os principais sintomas são:  tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento acentuado, rouquidão.

Para o diagnóstico existem vários exames laboratoriais e muitas vezes é necessário fazer a pesquisa direta do bacilo através de técnicas oferecidas no laboratório de patologia.

Pode-se pesquisar o bacilo no material proveniente do escarro e das biópsias realizadas nos pulmões, pleuras, linfonodos, sempre que houver a presença de uma reação inflamatória específica, chamada granulomatosa tuberculoide.

Através desses achados e da utilização de uma coloração especial podemos observar a presença do bacilo e estabelecer o diagnóstico preciso da tuberculose.

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.