Entre em Contato :

(44) 3056-5090

(44)9 9809-6750

|

CONTROLE DE QUALIDADE

Blog

O Câncer de Cólon e Reto

Imagem de O Câncer de Cólon e Reto

O câncer colorretal inclui tumores que atingem o cólon, uma parte do intestino grosso, e o reto. Grande parte desses tumores inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. 

 

A maioria dos casos de câncer colorretal não apresenta sintomas nos estágios iniciais, mas em fases mais avançadas pode causar mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), desconforto abdominal com gases ou cólicas, sangramento nas fezes, dor e sangramento anal, entre outros. 

 

A detecção precoce do câncer colorretal é feita principalmente por meio de três exames: pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia e retossigmoidoscopia. Dependendo do resultado dos exames, pode ser necessária a realização de uma biópsia de lesões suspeitas para a confirmação do diagnóstico.

 

A amostra retirada na biópsia é encaminhada para um médico patologista que fará uma análise detalhada, fornecendo o diagnóstico e informações para o melhor direcionamento o tratamento.

 

A principal ação para prevenir o aparecimento de câncer colorretal é o rastreamento com exames de rotina, além de manter uma dieta rica em fibras, composta de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, praticar atividade física regularmente, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, de carnes processadas, de carne vermelha, e o tabagismo.