A esteatopatite ou esteatose hepática não alcoólica, se refere ao acúmulo de gordura no fígado causado, principalmente, por distúrbios do metabolismo, como obesidade, diabetes e pré-diabetes.
Veja 6 coisas que você precisa saber sobre a doença:
1 - O consumo excessivo de alimentos ricos em frutose como, mel, sucos de frutas concentrados, manga, caqui, uva, banana, está relacionado com a evolução da doença. Também é importante evitar embutidos, enlatados, frituras, carnes gordurosas, doces e açúcares.
2 - É uma condição muito frequente. Estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática.
3 - Geralmente não apresenta sintomas. No entanto, pode causar fadiga, mal-estar ou desconforto no hipocôndrio direito (logo abaixo do peito).
4 - Tem tratamento, mas é importante fazer um check-up anual de saúde para que seja possível detectar a doença no início.
5 - Se não for tratada torna-se um fator importante de risco para desenvolver a cirrose hepática, câncer do fígado, doenças cardiovasculares, problemas renais e outros tipos de tumores.
6 - A biópsia hepática é muito importante para confirmar o diagnóstico. Fornece informações histológicas sobre a estrutura do fígado e evidências de lesões com o tipo e grau da doença, bem como a presença ou não de fibrose, oferecendo o melhor direcionamento para o tratamento.